quinta-feira, 3 de março de 2011

Sorrisos luminosos de LED - Só no Japão mesmo

Uma novidade chegou ao Japão para dar cor ao sorriso das pessoas.

Trata-se de um pequeno dispositivo que utiliza LEDs para funcionar e quando instalado dentro da boca ilumina o sorriso com as mais diversas tonalidades.

As especificações do produto indicam que a alteração na cor dos LEDs é efetuada remotamente. Basta o usuário utilizar o computador para escolher a tonalidade desejada.

Além disso, o sorriso de LED emite sons quando brilha em diferentes cores.



O produto foi criado pelos designers Motoi Ishibashi e Daito Manabe.

Atualmente está sendo vendido em diversas lojas no país oriental. A loja de moda Laforet Harajuku já tem sua página na web repleta de imagens e demonstrações do aparelho, o que revela o sucesso do acessório.


Fonte: reprodução do site Laforet Harajuku

Carnaval, beijos e saúde bucal: não descuide e aproveite!

O vírus que causa a mononucleose infecciosa, o Epstein-Barr, necessita apenas do contato da mucosa com a saliva contaminada para sua transmissão – ou seja, apenas um beijo de língua! Como lembra o médico Cícero Lascala, mestre e doutor em Diagnóstico Bucal pela USP – Universidade de São Paulo, "é por isso que a mononucleose é também conhecida como a "doença do beijo" e sua propagação aumenta muito logo depois do carnaval".

A mononucleose caracteriza-se por sintomas como febre, mal-estar físico, dores de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação do fígado – a hepatite. Como se trata de um vírus, é importante que os possíveis infectados alimentem-se bem, durmam pelo menos oito horas por dia e até mesmo consumam complexos vitamínicos. Para Cícero Lascala, isso vale também para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como a tuberculose, a hepatite, a sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.

"Uma higienização oral com boa frequência diária, com escovação e uso do fio dental, ajuda ainda a evitar problemas como a transmissão de cárie, que se aproveita da troca de salivas", acrescenta o especialista.
 
Nunca é demais lembrar que o sexo oral deve ser praticado com o uso de preservativos, pois doenças sexualmente transmissíveis são detectadas em maior número logo após o carnaval, como a crista de galo, a gonorreia, a sífilis e a Aids.

Uma visita ao cirurgião-dentista pode ser decisiva para facilitar o diagnóstico precoce de diversas doenças, inclusive o câncer bucal e a Aids, através do exame clínico de rotina da cavidade bucal, papilas e glândulas do pescoço.
 
Finalmente, é sempre bom levar em conta que a alimentação durante o carnaval deve, sempre que possível, ter como base alimentos saudáveis e isentos de carboidratos, incluindo-se no cardápio frutas, verduras, legumes e carnes magras, evitando-se o consumo de açúcar, seja em refrigerantes ou em forma de doces, além de alimentos industrializados, pois estes contêm açúcar em sua formulação.

Fonte: Bonde.com.br

Cientistas tentam decifrar ligação entre sorriso e emoção

Os sorrisos podem não ser apenas uma expressão das emoções. Eles podem ativar regiões do cérebro e criar sensações que nem sempre esperamos. É o que mostra um estudo feito pela pesquisadora Paula Niedenthal, publicado na revista 'Behavioral and Brain Sciences', que mostra que eles podem transmitir mensagens muito mais sofisticadas do que a felicidade, a ironia ou a aprovação.

- Um sorriso não é algo flutuante, como a boca do gato da 'Alice no País das Maravilhas'. Ele está ligado ao corpo. Às vezes os lábios se abrem e mostram dentes, outras vezes os dentes ficam escondidos. Às vezes rugas em volta dos olhos aparecem, outras vezes o queixo levanta. Não é tão simples assim - explica Paula.

Catalogar estas variações é o primeiro - e importante - passo de um longo estudo. Paula Niedenthal afirma que ainda não têm respostas sobre o enigma dos sorrisos.

- As pessoas adoram livros de linguagem corporal, mas estas informações quase sempre são muito superficiais.

Quando o músculo zigomático maior, o músculo da boca, contrai, as bochechas e os lábios se levantam. De fato, pesquisas mostram que quanto maior a contração do músculo zigomático, maior é a alegria no momento. Mas, para Paula, a informação está longe de ser verdadeira. Algumas pessoas sorriem quando estão tristes. Outras contraem os músculos faciais quando estão com nojo.

O estudo de primatas tem ajudado a entender o significado dos sorrisos. Nas pesquisas com macacos, eles são classificados em poucas categorias. Paula acredita que os sorrisos humanos se encaixam nestas mesmas categorias. Um sorriso tímido costuma vir com um queixo baixo. Já um sorriso alegre também vem junto com sobrancelhas levantadas. Os chimpanzés sorriem também para indicar poder. O traço pode ser observado nos humanos, que sorriem mostrando os dentes e levantam o queixo quando querem indicar dominância.

Ligações cerebrais

Se a teoria de Paula Niedenthal estiver correta, o estudo sobre sorrisos também vai revelar que áreas do cérebro são ativadas pelos movimentos faciais. Um sorriso feliz é acompanhado por uma atividade maior no sistema de recompensas do cérebro. Imitar um sorriso amigável aumenta a atividade no córtex orbitofrontal, área que cria a sensação de intimidade com o outro. A região também é ativada em pais que vêem seus filhos sorrindo.

Para provar sua teoria, Paula tem testado suas teorias nos próprios colegas. Em um dos testes, eles avaliaram centenas de fotos de sorrisos para identificar quais eram verdadeiros e quais eram falsos. Todos os participantes conseguiram adivinhar quem estava sorrindo genuinamente e quem estava fingindo. Na mesma experiência, eles tiveram que dar a mesma resposta segurando um lápis entre os lábios. O lápis impedia que eles contraíssem o músculo zigomático e o número de acertos foi quase nulo.

Em outra experiência, a pesquisadora quis provar a importância do contato visual no sorriso. Os participantes avaliaram a emoção dos sorrisos de várias pinturas mundialmente conhecidas. Nas pinturas onde as pessoas estavam vendadas, olhando para o lado ou com os olhos cobertos, o interesse e a intensidade das emoções relatadas era menor do que quando o olhar era direto. Paula Niedenthal acredita que, em breve, vai poder explicar, por exemplo, por que as pessoas são tão fascinadas pela Mona Lisa.

- O quadro ficou famoso justamente porque conseguimos fazer um contato visual com ela. Isto nos instiga a tentar entender o que significa o seu sorriso, que é difícil de imitar. Ao simular o sorriso da Mona Lisa, somos tomados por um sentimento de mistério, o que torna o quadro ainda mais interessante.

Fonte: O Globo














Cientistas estudam a força dos dentes

Nossos dentes são testados todos os dias, submetidos a todas as mordidas e mastigações, em cada lanche, almoço e jantar. A partir disso, um novo estudo sugere que essa resistência venha da forma microscópica do esmalte dentário, que lembra a trama de uma cesta. O esmalte é o que recobre nossos dentes, uma camada forte, porém quebradiça.

Sendo que a fragilidade dos dentes humanos é comparável à do vidro, é de se espantar que, quando bem cuidados, os dentes não se quebrem em pedacinhos e durem o tempo de uma vida. Para buscar os motivos disso, cientistas estudaram os dentes de humanos, e de outros animais e compararam suas estruturas e formações. Eles testaram quanta força um dente pode suportar antes de se quebrar.
 
Foi descoberto, então, que a micro-estrutura do esmalte faz com que as rachaduras que, possivelmente, se formam não se espalhem pelo resto do dente, fazendo-o quebrar em mil pedacinhos. “Pode-se examinar os dentes de pessoas mais velhas e descobrir que eles estão cheios de rachaduras, mas, mesmo assim, eles continuam intactos” declarou Brian Lawn, que coordenou as pesquisas, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias.
 
Lawn também diz que, a espessura do esmalte mostra o tipo de dieta para qual cada espécie está preparada. Gorilas, por exemplo, têm dentes com mais esmalte do que os humanos, logo, conseguem comer coisas mais duras. Antropólogos podem usar essas descobertas e comparar dentes dos nossos ancestrais e descobrir que tipo de dieta eles tinham.
 
Segundo Lawn, os implantes que usamos para substituir os dentes perdidos são muito bons e resistentes, mas, os verdadeiros dentes em matéria de micro-estrutura – são melhores ainda. Se cientistas conseguirem criar um material que tenha essa micro-estrutura, como nossos dentes verdadeiros, poderiam ser produzidos implantes mais resistentes.

Fonte: Hypescience

Anvisa regulamenta os descartáveis

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou regulamento para atualizar as normas e exigências de qualidade das agulhas e seringas descartáveis, usadas em procedimentos médico-hospitalares. A resolução está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (06/02/2011).
 


A principal novidade do novo regulamento é a padronização de acordo com os requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Até então, a aplicação das normas da ABNT era opcional aos fabricantes. Com a nova norma, esses requisitos passam a ser obrigatórios.
 


A decisão foi tomada pela Anvisa em reunião no dia 11 de janeiro. As regras são dirigidas aos fabricantes e passam a valer dentro de 360 dias.
 


Além dos requisitos previstos nesta resolução, as seringas de uso único devem atender também aos requisitos de certificação de conformidade no âmbito do Sbac (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade).
 
Fonte: Agência Brasil





Estudo associa saúde bucal ruim a problemas de raciocinio


Um estudo realizado pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aponta que uma boa higiene bucal pode ajudar adultos a manter o raciocínio saudável.


A pesquisa descobriu que pessoas com idade próxima aos 60 anos, que possuem doenças na gengiva, podem ter problemas de raciocínio rápido e memória.
 

O pesquisador James Noble e sua equipe também descobriram que adultos com os maiores níveis da bactéria Porphyromonas gingivalis, causadora de problemas na gengiva, têm o dobro de chances de não passar em testes feitos com cálculos de subtração de números com três dígitos.
 

Os resultados são baseados nas descobertas feitas com mais de 2300 homens e mulheres que foram testados pelos cientistas. Os participantes do estudo tiveram a saúde bucal analisada e realizaram uma série de testes para observar o seu raciocínio.

 
No geral, 5,7% dos adultos mostraram problemas em completar certos testes de memória, e 6,5% não conseguiram completar os testes de subtração reversa. Os participantes com os maiores níveis da bactéria tiveram os piores resultados nestes testes.
 

Várias pesquisas já associaram a saúde oral ruim com doenças cardíacas, diabetes e mal de Alzheimer. Doenças na gengiva podem influenciar as funções cerebrais por meio de vários mecanismos, de acordo com os pesquisadores do novo estudo. Este tipo de doença pode causar inflamações pelo corpo inteiro, um fator de risco para a perda das funções mentais saudáveis


 

Fonte: Reuters

Pesquisadores da USP desenvolvem gel contra erosão dentária

Uma substância encontrada no chá verde foi o caminho para o desenvolvimento de um composto eficaz para combater a erosão dentária. Na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP, a professora Marília Buzalaf, do Departamento de Ciências Biológicas da FOB, em conjunto com outros pesquisadores, realizou alguns testes que demonstram a eficácia da catequina (nutriente de ação antioxidante encontrada no chá verde) como inibidora das metaloproteinases da matriz (MMP).



Essas enzimas, quando ativadas, são responsáveis pela erosão da dentina, a camada mais interna do dente. ?Uma das substâncias testadas pelos pesquisadores como inibidores da MMP é a epigalocatequina galate (EGCG), um flavonóide (grupo de compostos orgânicos encontrados em diversas espécies vegetais e em alimentos processados como o chá) que também é encontrado no chá verde.?O grupo responsável pela pesquisa produziu géis à base de inibidores de enzimas como a epigalocatequina galate, encontrada no chá verde, a clorexidina e o sulfato ferroso.



Os géis foram aplicados sobre a dentina, posteriormente exposta à substâncias ácidas, como refrigerantes. Enquanto o bochecho com o chá inibiu 30% da corrosão, a utilização do gel, de todos os inibidores, garantiu 100% de inibição em uma única aplicação.?Os géis foram patenteados pela Agência USP de Inovação, e já foi dada a entrada do pedido de licenciamento que viabiliza a sua comercialização.



A ideia é que pacientes com o problema possam ir até o consultório odontológico receber a aplicação profissional do gel desenvolvido na FOB.?O próximo passo é um estudo de maior duração que avalie os efeitos a longo prazo do gel e descubra de quanto em quanto tempo é necessário uma nova aplicação.



Fonte: USP








Fim do famoso barulho do motorzinho de dentista

Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que elimina o ruído das brocas dos Cirurgiões-Dentistas. De acordo com a pesquisa, a invenção pode ajudar as pessoas a superar o medo de ir ao Cirurgião-Dentista. O som da broca é uma das principais causas de ansiedade durante as visitas ao consultório.



O novo dispositivo permite que os pacientes escutem músicas em um tocador de MP3, e assim o som da broca é eliminado.



O dispositivo é semelhante aos fones de ouvido capazes de cancelar ruídos. Mas os pacientes ainda poderão ouvir a voz do Cirurgião-Dentista, porque nem todos os sons ambientes serão filtrados.



Os pesquisadores notaram que não seria suficiente apenas reduzir o ruído da broca, mas teriam de eliminá-lo completamente. A questão principal do projeto era conseguir que o paciente pudesse escutar o Cirurgião-Dentista.



Segundo o estudo, o dispositivo transforma os sons do consultório do Cirurgião-Dentista em um sinal digital. Um chip especial chamado de processador digital de sinais analisa os sons captados por um microfone instalado perto da broca dental.

Ele produz uma onda sonora invertida para neutralizar o ruído no sinal transmitido pelo fone de ouvido.



O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King’s College.



A equipe de pesquisadores agora está procurando investidores para tentar tornar o dispositivo disponível comercialmente.



Fonte: BBC Brasil
















Desconto em sites de compras coletivas para clareamento dental é ilegal diz CROSP

Sites de compra coletiva anunciam promoções para o serviço. Conselhos de odontologia podem punir os anunciantes.

As ofertas de clareamento dental em sites de compra coletiva estão na mira dos conselhos regionais de odontologia (CRO). “Elas são ilegais e ferem a ética da categoria”, afirma Joaquim Guilherme Vilanova Cerveira, presidente do CRO do Rio Grande do Sul.

Com o avanço repentino desta nova categoria de ofertas, as denúncias de irregularidade têm sido feitas em todo o País e já obrigaram os CROs de diversos estados a se manifestar. “Além do Rio Grande do Sul, tivemos esse problema nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Bahia”, diz Cerveira.

De acordo com a Lei 5.081/66, que regulamenta o exercício da odontologia, não é permitido ao dentista “anunciar preços e modalidades de pagamento.” Contudo, muitos sites de compra coletiva veiculam ofertas de até 90% sob o valor normalmente cobrado em consultório.

Outro problema, segundo Cerveira, é que os anúncios oferecem algo que nem sempre pode ser cumprido. “Existem restrições para o clareamento dental, nem todo mundo vai ter um bom resultado. Para aplicar algum procedimento, é preciso antes avaliar o histórico de saúde do paciente”, explica.

Existem ofertas de clareamento a laser - feito em consultório - e clareamento caseiro, que tem apenas acompanhamento do dentista. Cada procedimento tem suas vantagens e desvantagens. Segundo o CRO do Rio Grande do Sul, algumas ofertas chegam a ser mais ousadas e anunciam resultados impossíveis, como a garantia de ter os dentes clareados. “Isso é propaganda enganosa. Não há como garantir sem antes fazer uma avaliação do paciente”, afirma Cerveira.

Multas

O dentista que tiver um anúncio em site de compra coletiva flagrado está sujeito a punição. Segundo o CRO-RJ, a primeira denúncia implica em advertência, sendo que as seguintes podem gerar multas de té R$ 10 mil. Caso o profissional insista em fazer novos anúncios, ele pode ter o registro suspenso por 30 dias e até ser cassado.

“Estamos estudando com o Ministério Público uma forma de punir também os sites de compra coletiva. O serviço de um dentista não pode ser ofertado como o serviço de um restaurante. É contra a lei”, diz Cerveira.

O iG Saúde entrou em contato com um site de compra coletiva que estava oferecendo clareamento dental caseiro com 76,7% de desconto em sua página. Um dos responsáveis pelo site informou desconhecer qualquer lei que proibisse este tipo de atividade e acrescentou que irá verificar como proceder diante da situação.

Denúncia

A recomendação dos conselhos de odontologia é não comprar serviços ou produtos odontológicos em sites de compra coletiva. Caso encontre alguma oferta, ela pode ser denunciada por telefone ou por email para o conselho da região. A lista de todos está no site do Conselho Federal de Odontologia.

Fonte: IG
























Nova abordagem beneficia estudos de doença periodontal

A descoberta de uma nova abordagem para as pesquisas genéticas envolvendo doenças periodontais rendeu a um grupo de cientistas liderado pelo professor Gustavo Pompermaier Garlet, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, o “Prêmio de Impacto Clínico” outorgado pela Academia Americana de Periodontia (AAP). Por meio desta nova abordagem, o grupo descobriu cinco genes associados a uma maior suscetibilidade para a ocorrência da periondontite, e um gene que confere uma resistência maior para o desenvolvimento da doença.

Análise de três grupos: com gengivite, com periodontite e uma mistura dos dois grupos

A periodontite é caracterizada por uma inflamação na gengiva (gengivite). Esta inflamação pode evoluir e se tornar crônica, levando à destruição dos tecidos de suporte dos dentes (parte da gengiva, do ligamento periodontal – que liga o osso ao dente – e do osso alveolar). Esse quadro (periodontite) pode levar à mobilidade dentária e, em estágio avançado, ocasiona a perda total dos dentes, além de se mostrar associado a algumas alterações sistêmicas, como diabetes e problemas do sistema cardiovascular.
 
O professor Garlet explica que, algumas pessoas sem medidas de higiene bucal adequadas desenvolvem gengivite, mas a doença nunca evolui para o estágio mais grave, a periodontite. “Uma pessoa com higiene bucal adequada não terá a doença. Mas quando a higiene bucal é inadequada, a incidência e a severidade da periodontite podem ser variar sob influência da predisposição genética”, esclarece.

Garlet explica que outros cientistas já haviam tentado associar a doença com aspectos genéticos, mas os resultados eram sempre negativos ou inconsistentes. Isso acontecia porque as pesquisas sobre periodontite costumavam utilizar dois grandes grupos: pessoas com e sem a doença. Na comparação genética entre esses grupos, os resultados apontavam que os genes não tinham nenhuma ou pouca influência no desenvolvimento da doença, ou ainda não ofereciam base para se obter uma resposta precisa. Esses pesquisadores não levavam em conta a existência de pessoas com gengivite crônica que nunca desenvolviam periodontite e não associaram esse fato a um possível gene que representasse um fator protetor contra a doença.
 
Gengivite x periodontite

A abordagem inovadora do grupo liderado por Garlet consistiu em analisar três grupos: o primeiro era formado por pacientes com gengivite; no segundo, foram incluídas pessoas com periodontite. O terceiro grupo (controle) – assim como nos estudos realizados anteriormente por outros pesquisadores -, era formado por pessoas com e sem gengivite ou periodontite, e que, na verdade, representam uma mistura das duas populações representadas nos outros grupos. Cada grupo tinha cerca de 200 pessoas, totalizando aproximadamente 600 participantes, sendo todos do estado de São Paulo.

Os pesquisadores coletaram a saliva dos participantes, realizaram extração do DNA e analisaram o material pela técnica PCR Real Time, que descrimina quais são as variantes genéticas presentes em cada amostra.
 
A seleção dos participantes começou em Ribeirão Preto, em 2001, durante o mestrado do professor Garlet, junto a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Esta coleta teve continuidade durante o seu doutorado e pós-doutorado ainda na FMRP, e depois de sua contratação como docente junto à FOB. Finalmente, em um estágio de pós-doutorado na Universidade de Pittsburgh, o professor Garlet aprimorou seu conhecimento nos aspectos genéticos necessários para a conclusão do estudo, finalizado em 2010, na FOB.

“Com esta nova abordagem conseguimos identificar alguns genes como fatores de risco significantes para a proteção ou susceptibilidade à doença”, aponta Garlet. Segundo ele, do ponto de vista técnico, o avanço apresentado pelas pesquisas do grupo não é tão grande; mas a abordagem inovadora e a sua potencial aplicação a novos estudos na área sim.

Prêmio

O prêmio foi concedido durante o 96º Encontro Anual da Academia Americana de Periodontia (AAP), realizado no Centro de Convenções do Hawaii, em Honolulu, nos Estados Unidos, no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2010.

Também participaram do estudo os pesquisadores Ana Paula Campanelli, professora associada da FOB; Ana Paula Favaro Trombone, do Instituto Lauro de Souza Lima (bolsa JP-FAPESP); Cristina Ribeiro Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP; João Santana Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP; Walter Martins Jr, da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP); além de Ariadne Letra, Renato Menezes e Alexandre Vieira, da Universidade de Pittsburgh.

 
Mais informações: (14) 3235-8690 ou e-mail garletgp@usp.br, com o professor Gustavo Pompermaier Garlet

Fonte: Agencia USP