segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

"Em comparação com os corantes sintéticos utilizados hoje no mercado, a eficácia do corante natural chegou a ser 90% superior", disse a pesquisadora.

Para aderir às bactérias da placa, os pesquisadores adicionaram ao corante concentrado feito com açaí uma substância específica para esse fim. O trabalho foi defendido em forma de dissertação de mestrado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

"No nosso estudo também fizemos a mesma comparação a partir de um corante feito do urucum. Esse produto também se mostrou viável, mas, em termos de eficácia, ficou atrás dos sintéticos", explica Danielle.

Ao lado da facilidade para obter o corante de açaí, devido à abundância da matéria-prima e à simplicidade dos processos bioquímicos de extração, o produto, segundo a dentista, também não causa nenhum tipo de efeito colateral, ao contrário do que pode ocorrer com os produtos sintéticos.

"Existem relatos de que o uso desse segundo grupo pode desencadear rinite, urticária ou complicações gástricas", conta.

Segundo a pesquisadora, o corante já foi patenteado no Brasil e no exterior. "O objetivo a partir de agora é passar a comercializar o produto que já está pronto", diz a pesquisadora.

Fonte: Jornal Odonto PA