terça-feira, 1 de novembro de 2011

A boa comunicação na aproximação da saúde com a população

Para o bem ou para o mal, os profissionais de saúde estão hoje muito mais próximos da população – seja pela facilidade oferecida pelas mídias sociais, meios de comunicação, internet e mundo virtual, tudo ao alcance de um clique do mouse e das pesquisas na web; pela maior conscientização sobre os direitos ditos  universais a tratamentos; ou pela divulgação massiva que os assuntos saúde e bem-estar vêm tendo ao longo das últimas duas décadas.
É esse estar presente em todas as etapas da vida do ser humano, informando noções de saúde é gratificante. Coloca o trabalho de comunicar um passo adiante na direção do bem-estar coletivo e do dever cumprido, e isso faz bem a todos os envolvidos.
Assim, a falta de agilidade do serviço público disponível à população, o registro de inúmeros casos de má prática profissional na Medicina e na Odontologia, a existência de práticos em todos os pontos do País (como recentemente o caso do cirurgião-dentista que passou a dar consultas médicas), a existência de erros e a falta de ética médica se contrapõem a um novo panorama, notadamente na Odontologia. É nesse nicho que se vê mais fortemente a tendência de aproximação na relação cirurgião-dentista x paciente. A qualidade e a confiança do serviço e do profissional são os fiéis dessa delicada balança que, a qualquer descuido, pode se desestabilizar.

Como toda relação, requer cuidados especiais e, além disso, uma ótima comunicação, clara, sem ruídos e sem deixar dúvidas. Muitas vezes, um ótimo trabalho de pesquisa se perde por não ser adequadamente comunicado. Ou uma inovação tecnológica não chega ao ponto X, o consumidor/paciente, por desconhecimento das regras que permeiam o pantanoso terreno entre o que é editorial e o que é comercial para os dois lados do balcão.
Saúde e comunicação têm em comum o fato que começam pela boca. É através dela que se passam as mais importantes informações tanto para o paciente como à população, multiplicando-as através do trabalho do comunicador.  A comunicação e suas inúmeras ferramentas devem ser usadas a favor do cirurgião-dentista, de seu paciente e da comunidade, formando uma trilogia que funciona em favor da saúde. Experimente, comunicação também faz bem à saúde!

 
  Fonte : www.jornaldosite.com.br