terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cáries podem ser transmitidas pela saliva

 
 
Abra os olhos e tome cuidado com a boca. Hábitos simples como beijar e compartilhar talheres, em alguns casos, podem transmitir a cárie, pois as bactérias responsáveis por essa deterioração dos dentes ficam hospedadas na saliva.
Cáries são placas bacterianas que produzem substâncias capazes de corroerem os dentes, formando uma perfuração de cor escura que pode provocar dores, inchaço e até perda dos dentes. Mais que uma escovação inadequada ou uma ingestão em excesso de açúcar, a cárie aproveita-se do canal salivar para comprometer a saúde bucal.
O microorganismo responsável pelas lesões de cáries, o Streptococus mutans, prolifera-se com facilidade pelo contato salivar. No entanto, a contaminação só acontece se a boca que recebe a saliva oferecer condições para as bactérias se desenvolverem. Se a saúde bucal estiver em dia, a cárie não se propagará.
Estudos demonstram que cerca de 40% dos adolescentes brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente. Em 93% dos casos, a perda foi devida à cárie. Por isso, a melhor maneira de combater o problema é a prevenção.
Como a boca saudável não permite a ação da cárie, faça sempre a higiene bucal usando escova, fio dental e flúor. Também visite periodicamente o dentista.
E, por falar nisso, mulheres grávidas podem ir ao dentista durante a gestação? A reposta é sim, as gestantes não só podem como devem procurar o odontologista na época da gravidez.
O cuidado das gestantes
Sempre houve aquela preocupação com o cuidado que as grávidas devem adotar com relação à saúde dos dentes. Mas em que a gravidez pode mudar a saúde bucal?
A princípio, não foi provada a existência de algum tipo de alteração nos dentes das grávidas, ao contrário do que se especulava sobre a perda do cálcio e, consequentemente, o enfraquecimento da estrutura dentária. Entretanto, as mudanças hormonais nas novas mães, durante a gestação, influenciam a saúde da boca.
No período de gravidez, a alteração hormonal da gestante aumenta a vascularização da gengiva, que pode apresentar gengivite e sangramento, mesmo não havendo dor. Tal fato, na tentativa de evitar a perda de sangue, pode gerar medo de escovar os dentes, resultando no descuido da grávida para com a saúde bucal e facilitando a proliferação de infecções.
Contra-indicação na gravidez
A contra-indicação existente para o tratamento dentário em gestantes é quando os procedimentos envolvem a anestesia ou causem estresse ou dor. Porém, isso só é desaconselhado para os três primeiros meses de gravidez. Nos meses seguintes, desde que a grávida não se sinta desconfortada com a posição em que esteja acomodada na cadeira do dentista, o tratamento pode prosseguir normalmente.
É importante salientar que o tratamento dentário em gestantes deve ser realizado por um dentista bem preparado. O profissional deve estar informado sobre quais substâncias usar em uma grávida. Cirurgias de exodontia de terceiros molares, implantes, operações estéticas nas gengivas, clareamentos e enxertos, por exemplo, devem ser adiados para a fase pós-amamentação.