terça-feira, 18 de outubro de 2011

Doenças Nao Comunicáveis respondem por 60% da mortalidade global - Cirurgião-dentista tem papel de destaque !

O Dia Mundial da Saúde Oral deste ano, comemorado em 12 de setembro, motivou o lançamento, em Nova York (EUA), do kit de ação sobre Doenças Não Comunicáveis (DNCs), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o tema.Em agosto último, a Federação Dentária Internacional(FDI) fez um apelo ao presidente da 65º Assembleia Geral das Nações Unidas, Joseph Deiss, para assegurar que referências específicas sobre saúde bucal  façam parte do documento a ser firmado  sobre as DNCs no evento a ser realizado dias 19 e 20 de setembro.

O kit tem o objetivo de responder ao forte crescimento desta que está sendo chamada de epidemia de doenças, responsáveis por 60% da mortalidade em todo o mundo. As DNCs - cancro, diabetes, doenças cardiovasculares ou respiratórias - constituem hoje uma das maiores causas de morte prematura mundial, tanto em países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento. Entre as DNC mais prevalentes encontram-se as doenças orais, estimando-se que a cárie dentária afete 90 por cento da população mundial.
 

O kit de ação sobre DNCs foi desenvolvido pela World Health Professions Alliance (WHPA), organização internacional que representa os pontos de vista de mais de 26 milhões de profissionais de saúde – médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e médicos – em mais de 130 países. 


O que é o kit

O kit é  um instrumento prático, que pode ser utilizado por profissionais de saúde na comunicação com os doentes e o público em geral. Inclui um cartão “Melhor Saúde”, um guia para profissionais sobre como a saúde pode ser melhorada através de mudanças positivas no comportamento e estilo de vida.

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, partilham os fatores de risco de outras DNCs, tais como o cancro e as doenças cardíacas. O tabaco, o consumo abusivo de álcool e uma alimentação não saudável, com particular incidência no consumo excessivo de açúcar, são facilmente detectáveis pelo dentista.

A inegável ligação entre DNCs e doenças orais faz com que os CDs ocupem um lugar privilegiado na avaliação, diagnóstico e na referenciação dos pacientes no que se refere aos fatores de risco. 
A Odontologia e seus profissionais têm acesso não só aos sintomas das doenças orais, mas também aos comportamentos de risco. Seja no consumo de álcool ou tabaco, através de manchas e alterações nos dentes e mucosas, seja no consumo excessivo de açúcar e bebidas doces, através do nível de cáries.

A maioria das DNCs são passíveis de  prevenção com uma dieta mais equilibrada, aumento do nível de atividade física, abandono do vício do tabaco e redução do consumo nocivo de álcool. 


Fonte : www.jornaldosite.com.br