segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Código de ética odontológico e os sites de compras coletivas em debate em São Paulo

Dentistas de Ribeirão Preto apresentam nesta quinta-feira (1º), em São Paulo, propostas para reformulação no Código de Ética da categoria. Entre os principais temas em debate estão a publicidade e vendas de serviços em sites de compras coletivas.

As ideias já foram discutidas pelos representantes da categoria na cidade na última segunda-feira. Na Capital, o Conselho Regional de Odontologia (Crosp) definirá as propostas que devem ser apresentadas ao Conselho Federal de Odontologia.

Pelo atual código, a divulgação de promoções com preços discriminados em sites de compras coletivas é considerada antiético. Para o delegado regional do Crosp, Artur Martini, é possível fazer adaptações. “Sou a favor desse tipo de divulgação desde que respeite algumas normas, como não ser divulgado preço”, diz Martini.

De acordo com o delegado, para que as propagandas fiquem dentro do código de ética também não devem ser apresentadas imagens de antes e depois de pacientes. A publicação em veículos de massa também é antiética.

Além da divulgação em sites coletivos, o Crosp também quer revisão no relacionamento pessoal entre dentistas e pacientes. “É necessário uma postura mais doutoral, que se perdeu”, defende Martini.

Outro ponto que deve ser abordado é a proibição de diagnóstico de pacientes via telefone ou internet. “É muito comum um paciente ligar para o dentista querendo saber como um amigo ou parente deve proceder, explica o delegado.

Entre as cinco

Ribeirão Preto é uma das cinco cidades do interior paulista que vão apresentar propostas de mudanças no Código de Ética. “Fomos escolhidos porque somos uma cidade com grande representatividade, com 3 mil dentistas atuando em Ribeirão”, diz Martini.

Fonte: Jornal A cidade