quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estudo japonês avalia relação entre hipersensibilidade à canela e granulomatose orofacial

Investigação mostrou que, dos 37 casos de estomatite induzida pelo produto, 12 apresentavam características da inflamação.

Alguns alimentos, corantes e produtos de higiene oral podem provocar reações de hipersensibilidade e gerar complicações. Sabendo disso, Endo e Rees do Departamento de Periodontologia da Universidade Nihon no Japão, investigaram pacientes que adquiriram estomatites induzidas por contato com a canela. O objetivo da pesquisa foi examinar nos casos selecionados fatores clínicos e histológicos consistentes com um diagnóstico de granulomatose orofacial (OFG). O estudo foi publicado em novembro de 2007 no "Medicina Oral, Patología Oral y Cirugía Bucal".

Segundo o artigo, os autores revisaram 37 casos. Desses, 12 apresentaram características cínicas de OFG, sendo a gengiva o local mais afetado. Eles identificaram ainda lesões focais não caseosas e granulomas epitelióides em quatro amostras histológicas. Outros quatro casos adicionais apresentaram células gigantes multinucleadas.

Desta forma os pesquisadores entendem que embora a granulomatose orofacial tenha múltiplas etiologias. "Está claro que, em algumas instâncias, uma reação de hipersensibilidade a produtos de canela pode suscitar lesões consistentes com OFG", dizem.

Agência Notisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente