sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Brasil diminui o número de cárie na população, segundo pesquisa do MS

Recentemente, o Ministério da saúde divulgou uma pesquisa que aponta que o número de brasileiros com cáries diminuiu, de forma considerável, nos últimos oito anos.

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, divulgada no final de dezembro de 2010, mostra uma queda de 26% no número de cáries dentárias entre crianças de doze anos desde 2003.

Nessa faixa etária, outro destaque é o crescimento de 30% no número de crianças que nunca tiveram uma cárie na vida. O resultado positivo da pesquisa levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cárie.
“A pesquisa aponta para uma melhora significativa no quadro de saúde bucal das crianças, reflexo das políticas focadas na Atenção Primária, em ações de prevenção e promoção à
saúde.

O desenho amostral da pesquisa não permite fazer inferências para estados (somente para macrorregião como a Sudeste e Brasil), porém uma das ações da Coordenação Estadual de Saúde Bucal previstas para 2011 será reproduzir a metodologia do SB Brasil 2010 no Estado para que possamos desenhar um quadro da realidade da Saúde Bucal em Minas Gerais, possibilitando melhores direcionamentos das políticas”, comenta a coordenadora de saúde bucal da SES-MG, Daniele Lopes Leal.

O estudo foi feito com base em entrevistas e exames bucais em 38 mil pessoas, divididas em
cinco grupos etários, dos cinco aos setenta e quatro anos.

Cento e setenta e sete municípios, entre eles 26 capitais e o Distrito Federal, participaram do estudo. Em linhas gerais, a cárie é uma doença bucal que causa a destruição dos tecidos duros dos dentes causada pelas bactérias.

Segundo a dentista Dr. Denise Vieira Travassos, doutoranda em saúde coletiva e professora assistente do Departamento de Odontologia social e preventiva da UFMG, o tratamento vai depender da gravidade da doença. “Se for menor pode ser feito um controle de placa, dieta equilibrada e uso do flúor.

Ou, se for mais severa, é indicado a remoção mecânica, através do desgaste dos dentes (uso dos chamados motores de dentista) e posteriormente restauração do dente”.
Fonte: Site Canal Minas Saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente