terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Higienização da escova de dentes deve ser diária


Além dos cuidados que você já tem com a saúde bucal de sua família, é preciso também higienizar a escova de dentes todos os dias


Manter em dia a higiene da boca é muito importante para a sua saúde e a do seu filho. E a limpeza da escova de dentes faz parte desse cuidado. Não basta lavar e retirar o excesso de água da escova. É preciso higienizá-la diariamente com produtos que tenham ação antimicrobiana, como os enxaguantes bucais. Isso porque, em nossa boca, existem cerca de 900 espécies de bactérias capazes de sobreviver por um dia inteiro entre as cerdas, prontas para "voltar ao lar" na próxima escovação. 



Uma pesquisa feita em 2008 pela Forp (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP) mostrou que, entre 40 mães de bebês de 1 a 3 anos, apenas uma fazia desinfecção da escova dental. O resultado foi ainda pior com as mães de crianças entre 6 e 12 anos: das 40, nenhuma relatou fazer a higienização. E apenas quatro das participantes do estudo disseram ter recebido algum tipo de orientação sobre cuidados com as escovas após o uso.

Para Paulo Nelson Filho, especialista em odontopediatria e um dos realizadores desse levantamento, a orientação deve partir dos dentistas para que a higienização das escovas torne-se parte da rotina dos pacientes. "Assim como ninguém reutiliza fio dental ou veste a mesma roupa por dias seguidos, a desinfecção desses itens é um hábito de higiene pessoal que deve ser adquirido", reforça o pesquisador. 




Como fazer

1. Armazene o enxaguante bucal numa embalagem spray de plástico ou de vidro.

2. Borrife-o nas cerdas e na cabeça da escova uma vez ao dia, após escovar os dentes à noite.

3. Guarde a escova no armário do banheiro e não sobre a pia. O banheiro é o cômodo da casa que está mais sujeito à contaminação por microorganismos.

4. Antes de utilizar a escova novamente, pela manhã, lave-a em água corrente. Assim você retira as bactérias mortas.

5. Para eliminar o excesso de água após a escovação, bata o cabo da escova na pia. Não use a toalha de rosto para secá-la.


O que comprar

Há diferentes princípios ativos nos enxaguantes bucais. Segundo Nelson Filho, os mais eficazes para desinfecção são os que apresentam a substância digluconato de clorexidina, em concentração de 0,12%. "Mas não importa o produto que você escolha. O fundamental é fazer a higienização correta", diz o especialista.


O que as mães não devem esquecer
- A boca da criança pede escovas com cerdas mais suaves e com cabeça menor

- No caso dos cremes dentais com flúor, uma quantidade equivalente a um grão de arroz é suficiente e segura

- A escovação deve acontecer após as refeições, três vezes ao dia

- Se seu filho já escovou os dentes e está indo dormir, não dê alimentos para ele

- Troque a escova de dentes a cada 2 ou 3 meses

- O fio dental já pode ser usado desde que aparecem os primeiros molares (entre os 2 e 3 anos)

- Ensine seu filho a escovar os dentes sempre, e da maneira correta. Crie nele o hábito de cuidar bem da saúde da boca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente