terça-feira, 16 de agosto de 2011

Gengivite: A inimiga oculta e principal responsável pela queda dos dentes

Vermelhidão, inchaço na gengiva, sangramento fácil durante o uso do fio dental e escovação podem ser sinal de doença periodontal. A doença geralmente não apresenta dor, sendo este um motivo de adiamento do paciente em procurar um especialista. Mas as pessoas que apresentam quaisquer desses sinais devem procurar uma orientação profissional, pois o sangramento não é normal.

Cerca de 20 minutos após a escovação forma-se uma película sobre os dentes, onde os alimentos se fixam e as bactérias aos poucos formam a placa bacteriana. Se não for removida (pela boa higienização bucal), pode originar uma inflamação (gengivite) ou se calcificar aos poucos formando o tártaro (crosta amarela na base dos dentes), somente removido por um profissional. Com o tempo a doença pode evoluir para a periodontite que vai afetar o tecido ósseo, os ligamentos e toda a estrutura que fixa o dente, até que ele fique solto da gengiva e caia.


Embora esteja relacionada a higienização, ao contrário do que se pensa a gengivite não acomete somente pessoas de poder aquisitivo baixo. O problema é a má qualidade da higiene bucal. É difícil uma pessoa deixar de escovar os dentes por 24 horas (tempo suficiente para as bactérias começarem a agir), mas é muito comum que algum ponto da boca permaneça sujo por tanto tempo.


A higienização total é trabalhosa, mas é a melhor arma contra doenças periodontais. Daí a importância da realização de um ciclo completo de limpeza, onde além da utilização da escovação e do fio dental (métodos mecânicos), se faz necessário a utilização de um anti-séptico bucal de qualidade comprovada na eliminação de bactérias (método químico).


Alguns fatores aumentam o risco do aparecimento da gengivite. Exemplo é a diabetes não controlada, gravidez, dentes mal alinhados, uso de aparelhos dentais e alterações hormonais (como a puberdade e a menopausa). O estresse tem grande importância no aparecimento da doença, pois diminui a salivação e aumenta a acidez da boca. É por isso que hoje em dia existe cada vez mais pessoas afetadas, inclusive adolescentes. O hábito de fumar e de comer alimentos açucarados e viscosos também auxilia na formação da placa.



Fonte: ABN – Agencia Brasileira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente