terça-feira, 16 de agosto de 2011

GENGIVITE PODE CAUSAR MAU HÁLITO

O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Na maioria das vezes, o mau hálito não é um problema de saúde, mas sim, uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. Estima-se que mais de 30% da população brasileira sofra, de forma crônica, desse problema. Porém, ao acordar quase todos temos mau hálito.


O curioso em relação ao mau hálito é que os portadores não conseguem perceber o odor desagradável que exalam. São os outros que notam e ficam constrangidos em avisar – “olha, teu hálito não está legal”. Às vezes, nem toda a intimidade do mundo justifica uma atitude como essa e o problema não é enfrentado como deveria.
O cheiro está tão ligado às emoções e hálito desagradável que pode provocar repulsa e afastamento, muitas vezes, irreversível. Casais podem relevar desencontros, vencer diferenças de personalidade e das formas de enxergar a vida, podem até esquecer os maus passos dados por um deles, mas é muito difícil que consigam superar a inconveniência do mau hálito de um dos parceiros.


“O mau hálito é provocado por bactérias anaeróbias – que vivem em ambientes sem oxigênio – presentes na boca. Elas se nutrem da substância esbranquiçada que normalmente se forma sobre a língua, chamada de saburra lingual, e liberam um odor desagradável. Quando a boca está seca, com pouca saliva, a quantidade de oxigênio diminui, tornando o ambiente propício para que essas bactérias se proliferem”, explicou o cirurgião-dentista ituveravense André Mansano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente