segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Alerta:Abuso de Impantes


Uso de implante em consultório odontológico pode ser abuso, isso porque o tratamento é o mais caro, variando de R$ 700 a R$ 1.400, cada pino. Segundo Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, mais de 800 mil implantes dentários são usados por ano no país, além de 2,4 milhões de acessórios e componentes de próteses.
 
Quem revela o abuso é o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Oral (SBMO) e coordenador da pós-graduação em implantodontia do Instituto de Odontologia da PUC-Rio. Para Luciano Oliveira, atualmente há abuso na indicação de implantes dentários. “E, se considerarmos o número de dentistas autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia a fazer esse tipo de tratamento (cerca de 16 mil), o número de implantes é muito alto no país”, diz.

Os dados indicam que cerca de duas mil cirurgias por dia são realizadas, ou 70 mil por mês. É preciso que pacientes que são recomendados ao tratamento com implante busque informações qualificadas para não sofrer o abuso de dentistas. De acordo com Luciano, é comum receber pacientes no Instituto de Odontologia da PUC-Rio, com implantes fixados de forma inadequada, procedimentos sem planejamento e extração prematura de dentes.

A recomendação da dentista Flávia Rabello de Mattos, membro da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, é que as pessoas procurem um dentista com experiência de pelo menos dez anos na área de implantodontia. “Implantes são indicados a partir dos 18 anos, quando provavelmente já ocorreu o crescimento ósseo, e apenas se houver perda de dentes e suas raízes e na substituição de próteses móveis e fixas”, diz Flávia, diretora do Centro Odontológico de Reabilitação Rabello. Essa indicação dependerá ainda de uma consulta detalhada de cada caso, lembram os dentistas.
 
Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente