segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pacientes estrangeiros lotam clínicas de cirurgia plástica e odontologia


Quem pensa que o turismo só é aquele de passeios se engana. É porque os estrangeiros que vêm ao Brasil estão em busca de cuidar da sua estética. Cirurgias plásticas e tratamentos odontológicos lideram o ranking do turismo de saúde no país. Eles são seguidos pelos atendimentos ortopédicos, cardiológicos e neurológicos. Ao todo, o setor registrou a visita de 180 mil pacientes nos últimos três anos, de acordo com o Ministério do Turismo.

Segundo estimativas do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), o turista de saúde já representa 18% dos hóspedes da cidade e o número de pacientes na capital paulista passam 3,3 dias em média e gastam US$ 8 com turismo para cada US$ 1 gasto com saúde.

Como setor promissor no Brasil, alguns hospitais estão a cada dia buscando pacientes no exterior com estratégias de se destacar. Segundo o Hospital Albert Einstein, nos próximos meses deve ser lançado um novo espaço exclusivo para o atendimento de estrangeiros. Em 2009, o hospital recebeu 4.500 pacientes estrangeiros, sendo a maioria dos Estados Unidos, América Latina e Angola.

De acordo com Gilberto Galleta, gerente de relações internacionais do Hospital Sírio-Libanês, “com esses números devemos pensar na logística de viagem”, resume. No planejamento deve conter itens básicos como translado, estadia e alimentação. Mas no turismo médico existem agravantes. A realização de exames e a recuperação do paciente após a cirurgia podem impedir uma previsão precisa do tempo de estadia. “Geralmente, nossos pacientes precisam ficar de uma semana a 15 dias. Mas isso pode variar”, alerta Galleta.

E para conquistar esses pacientes estrangeiros, o desafio dos hospitais e clínicas particulares é garantir uma sensação de segurança desde o primeiro contato. Outro ponto é o serviço de tradutor, que todo empreendimento que visa expandir seus negócios deve ter.

Fonte: Portal Educação




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