quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Clareamento dental não faz milagre

Feito o estrago, nem o clareamento dental restaura a cor original dos dentes. O procedimento, que é vedete na odontologia estética, também não faz um branqueamento, esperado por muitos pacientes.
Dentes acinzentados ou amarelados poderão clarear dentro de seus matizes,


explica a dentista Fátima Zanin, doutora pela UFRJ e especialista no assunto.

"Muitos acham que o clareamento é um branqueamento. Mas o resultado é baseado em como é o dente", diz Zanin. "E também não existe dente branco como uma folha sulfite", explica.


Segundo ela, alguns matizes mais claros refletem melhor a luz, por isso dão a falsa impressão de que são branquíssimos.


De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, Marcelo Fonseca, em 20% dos casos o resultado do clareamento é insignificante. "Não dá para prevê-lo", afirma. Segundo ele, dentes em tons acinzentados e amarronzados são mais resistentes. Os manchados pelo uso do antibiótico tetraciclina durante a infância também dificilmente têm melhoras com o clareamento.


Fonseca afirma, no entanto, que a técnica, mesmo quando causa uma leve melhora da cor, já ajuda na auto-estima do paciente. "Alguns choram de felicidade quando vêem o resultado", afirma Zanin. Fonseca diz que o procedimento hoje é mais realizado na área de estética nos consultórios dentários. "É uma febre até entre adolescentes."


O casal de apresentadores Cida Marques, 27, e Márcio Moraes, 44, se diz fã do procedimento. A apresentadora hoje só faz o clareamento com orientação. Mas já abusou. Aplicava o clareador para dormir, apesar de ter recebido recomendação para manter o produto na boca por apenas três horas por dia. "Acordava com os dentes doloridos. Não podia comer que dava um arrepio."


Os dentistas recomendam que as sessões de clareamento tenham um intervalo de pelo menos seis meses. Abusar de oluções branqueadoras e utilizá-las sem orientação é um risco. Pode levar à hipersensibilidade e à fragilização dos dentes.


As diferentes técnicas de clareamento utilizam a mesma substância ativa, o peróxido de hidrogênio em altas concentrações, que oxida os pigmentos.


Segundo o professor titular de endodontia da USP João Humberto Antoniazzi, a alteração da cor dos dentes é natural no envelhecimento. Pessoas que fazem muito regime e ficam com a boca muito ácida também estão propensas ao problema. "Algumas pessoas têm uma acidez natural que pode ser controlada com uma pasta de dentes específica", diz.


O consumo exagerado de alimentos com pigmentos fortes, como café, chá preto e chocolate também pode escurecer os entes. O fumo é um dos principais causadores de dentes escuros. Mas também a má oclusão (ato de cerrar os dentes) pode levar a alterações de cor.

O escurecimento por traumas ou morte da polpa do dente (nervo) são os mais difíceis de tratar. O clareador tem de ser njetado na câmara do dente, e o procedimento só pode ser repetido três vezes.



O clareamento pode ser feito no consultório ou com o uso de moldeiras e da solução clareadora em casa, por um eterminado período e número de horas.


Folha de São Paulo



2 comentários:

  1. Very nice blog.  I love your ideas - simple and back to basics . Great ideasbranqueamento dentário

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!!
    Gostei do esclarecimento.Alguns dentistas omitem que resultados podem não sair como o esperado pelo paciente, e também, não orientam a respeito do perigo que o peróxido de hidrogenio pode fazer na gengiva.

    Obrigada

    ResponderExcluir

Comente