quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Procedimento Odontológico pode Causar Nascimento Prematuro

(HealthDayNews) -- O número de nascimentos prematuros em mulheres grávidas com doença periodontal, pode ser reduzido atravez do uso de um procedimento odontológico não-cirúrgico.É o que afirma um estudo na edição de agosto do Journal of Periodontology.

Periodontite é uma infecção séria das gengivas, que destrói as fibras do ligamento e o osso de suporte que sustentam os dentes na boca.

O estudo em 366 mulheres com periodontite descobriu que raspagens e alisamentos radiculares resultaram em uma redução de até 84 por cento nos nascimentos prematuros entre mulheres que estavam grávidas a menos de 35 semanas.
 
Raspar e alisar as raízes são procedimentos comuns executados por um periodontista. Neste procedimento, as superfícies do dente e raízes são limpas e se remove a placa bacteriana e tártaro de bolsas periodontais profundas e se realiza o alisamento da raiz para remover toxinas bacterianas.
 
O estudo também descobriu que a terapia conjunta com metronidazol - um antibiótico usado para tratar infecções - não reduziu a taxa de nascimentos prematuros. Na verdade, o estudo descobriu que mulheres que receberam o tratamento antibiótico depois de raspagens e alisamentos radiculares, tiveram mais nascimentos prematuros do que aquelas que receberam raspagens e alisamentos radiculares e um placebo.

“O que isto quer dizer é que as raspagens e alisamentos radiculares podem reduzir significativamente as chances de uma mãe ter um nascimento prematuro", afirma a autora do estudo, Marjorie Jeffcoat, da Universidade do Alabama, na escola de Odontologia de Birmingham.
 
“Nós não achamos nenhuma evidência de que a adição de um antibiótico para raspagens e alisamentos radiculares traria algum benefício neste estudo. Porém, mais pesquisas precisam ser conduzidas para determinar a razão para uma diminuição eficaz”, Jeffcoat diz.



HealthDayNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente