segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tratamento com laser ajuda a combater mau hálito

Tratamento com laser ajuda a combater mau hálito
 

Cientistas do Hospital Meir, do Centro Médico Safir, em Israel, concluíram em uma pesquisa que o tratamento à base de laser pode ajudar a combater o mau hálito.

A descoberta é para os casos em que o mau hálito persiste mesmo com uma boa higiene bucal. Nesses casos, o hálito ruim é atribuído às amígdalas.



Por isso, os pesquisadores analisaram 53 pacientes que tiveram suas amígdalas tratadas por 15 minutos com laser. O tratamento foi considerado bem sucedido pelos cientistas.



Muitos críticos, no entanto, ainda acreditam que a melhor maneira de evitar o mau hálito é escovar os dentes regularmente e fazer uso de fio dental.



Amígdalas



O estudo concluiu que todos os pacientes que participaram da pesquisa tinham mau hálito devido ao mau cheiro das amígdalas e não por problemas dentários ou na gengiva.



Reforçando essa tese, os cientistas contam que, quando massagearam as amígdalas dos pacientes, se depararam com secreções mau cheirosas, dando indicações que o problema era o odor das amígdalas.



Todos os pacientes foram tratados com laser por apenas uma sessão de 15 minutos e foram examinados novamente após seis semanas para uma avaliação.



Dos 53 pacientes, 28 ficaram curados com apenas uma sessão. Os outros foram submetidos a uma ou duas sessões a mais, de acordo com os pesquisadores.



Richard Price, consultor da Associação Dentária Americana, disse que o procedimento com laser pode ser útil como uma última alternativa, mas que as amígdalas são responsáveis por apenas cerca de 6% dos problemas de halitoses.



"Tente o tratamento convencional primeiro. Limpar as amígdalas e utilizar anti-séptico bucal costuma funcionar para a maioria das pessoas", disse o consultor à revista New Scientist, que publicou o estudo.



Folha Online da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente